terça-feira, 19 de junho de 2007

Xavier Rudd



Xavier Rudd é um músico australiano nascido no ano de 1978 em Torquay, na costa sul de Victoria. Pode dizer-se que é uma banda em pessoa, já que toca todos os instrumentos, tanto em estúdio como nas suas actuações ao vivo: guitarra acústica, guitarra eléctrica, bateria, harmónica, didgeridoo e banjo, ao mesmo tempo que agita vários sinos ou pequenos badalos presos nas pernas.



Depois de “To let” (2002), lançou, em Agosto de 2005 o seu segundo álbum de originais: “Solace”. Neste álbum Rudd grava cada tema como se fosse tocado ao vivo para transmitir toda a sua força e energia. O didgeridoo e a percussão que imprimiram a “To Let” um travo quase étnico estão lá, mas em doses mais moderadas, o que torna este disco mais homogéneo mas também menos invulgar do que o seu predecessor.



As suas letras abordam temas como os maus tratos aos indígenas aborígenes da sua pátria e as suas canções incidem sobre a humanidade, a espiritualidade e o ambiente; são canções compassivas e encorajadoras de como celebrar a vida.



O que se torna impressionante, é o facto de este músico ter a capacidade de tocar percursão e guitarra em simultâneo e o talento de introduzir o som poderoso e assombroso desse fantástico instrumento, o didgeridoo, de forma harmoniosa com os restantes instrumentos.



Quem é apreciador de Jack Johnson, Ben Harper, John Butler Trio, Donavon Frankenreiter, vai gostar de conhecer a música de Xavier Rudd.

Sem comentários: